terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tutorial BPMN - Parte 9

É, pessoal.. Está quase terminando. Hoje vamos continuar vendo os eventos, que iniciamos na parte 8. Hoje veremos os eventos intermediários. Os tipos de eventos intermediários existentes são estes:


Basicamente, são os mesmos que os eventos iniciais, com dois tipos a mais: tratamento de erros e de compensação. Tratar compensação significa que alguma ação deve ser feita para desfazer o que foi feito anteriormente, dentro de um processo, em caso de erro.

Imagine um processo venda de dois passos: o 1o. passo é conectar na operadora de cartão de crédito e fazer o débito e o segundo passo é fazer a venda. Quando o cliente comprou, foi feito o débito do cartão corretamente, mas aconteceu um erro na venda (não havia mais nenhum produto em estoque, por exemplo). Neste caso, deve ser efetuada a compensação daquele débito do cartão de crédito. A compensação de um débito de cartão de crédito é fazer um outro lançamento, desta vez de crédito, no mesmo valor do débito. 

Note que a lógica da compensação varia conforme o negócio. Em alguns casos pode ser excluir o lançamento anterior, em outros pode ser fazer um novo lançamento (como o exemplo acima) e em outros casos pode ser substituir um valor adicionado em um saldo, etc...

Voltando ao BPMN: Os eventos intermediários, quando colocados entre as tarefas, representam fatos que podem ocorrer entre as tarefas. Tanto podem ser de entrada (receber uma mensagem, por exemplo), quanto de saída (enviar uma mensagem).


Quando os eventos intermediários estão anexados às tarefas, significa que a tarefa deve ser interrompida caso o evento seja acionado. Veja o exemplo abaixo, em que a tarefa é interrompida caso não receba o evento de confirmação em 2 dias.

Por hoje era isto. Estamos quase terminando o tutorial...

Nenhum comentário: