quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Microsoft x Inovação

Este post vai ser polêmico. Tem gente que vai aplaudir, tem gente que vai querer me bater.Lá vai: Eu acho que a Microsoft não inventa nada (no mínimo, não inova). Calma, calma.. Deixa eu tentar explicar melhor.

Ela é muito competente em pegar alguma idéia que está vingando no mercado e fazê-la do seu jeito. Colocar uma interface bonita, lançar integrada ao Windows, muitas vezes até de graça.
Alguns exemplos da minha teoria:

Windows, inspirado no Mac OS
Excel, inspirado no Lotus 1-2-3
Word, inspirado no WordPerfect
Internet Explorer, inspirado no Netscape
MSN Messenger, inspirado no ICQ
Windows Media Player, inspirado no Winamp

O Lotus 1-2-3 e o WordPerfect eram líderes de mercado, até aparecer o Windows e, logo depois, o Office. Tá certo que eles não conseguiram acompanhar a MS (convenhamos, com aquela grana toda da MS não é fácil acompanhá-la), e a pirataria rolando solta, acabou fazendo com que o Office fosse o padrão "de-fato" do mercado.

O Internet Explorer foi um pivô de uma das maiores brigas que já vi na área de TI, inclusive com um email famoso do Bill Gates dizendo que o Internet Explorer tinha que vencer esta batalha, quase que redirecionando a empresa toda para fazer produtos para a Internet.

O Messenger foi um exemplo de um produto que era pior que o ICQ quando foi lançado, mas devido ao fato de já estar integrado ao Windows, todo mundo já tinha ele instalado, blá, blá, blá, acabou ganhando o mercado.

O Windows Media Player era terrível. O Winamp dava um baile nele. Para falar a verdade, até hoje o Windows Media Player é muito criticado. Mas não dá para negar que ele está muito mais próximo do Winamp, e muito mais decente.

O próprio Windows tem muita coisa do MacOS...

Para não dizer que não lembro de nada que a MS tenha realmente inventado, tem o "One Note". Este é bacana, diferente. Vou escrever sobre ele em outro post. Ao menos este eu acho que ela inventou, não vi nada parecido de outro fornecedor.

É inegável que ela tem competência, senão não estaria aonde está, mas não acho ela uma companhia inovadora. Me parece que as empresas menores, mais criativas, criam um produto novo. E a MS espera ele se consolidar. Quando ele começa a ganhar mercado, a MS faz a "versão dela" do produto, muitas vezes levando a empresa criadora do produto à falência...

Alguém lembra de algum produto inovador realmente criado pela Microsoft? Se lembrar, coloque aí nos comentários...

4 comentários:

Rafael Santini disse...

Acrescentaria, também, o .NET, que surgiu para competir diretamente com o Java.

Wendel disse...

Eu não conheço mac, mas o que eu acho que o windows nada de braçada (ou pelo menos nadava) comparado às distos de linux por ai, é a facilidade de uso pelo usuário doméstico.

É tudo muito simples de usar, principalmente no quesito de instalar e desinstalar softwares. É tudo NNF (next, next, finish).
Antes nas distros de linux, tinha que sair instalando tudo na mão, ou até ter que compilar os pacotes para poderem ser usados.

E como uso o meu computador de casa pra lazer, ler notícias, ver vídeos e estudar, to cagando pra altíssimo desempenho e otimização dos pacotes compilados especificamente pro meu processador.
Ainda mais quando era tudo feito via linha de comando. Nada contra. Mas eu acho que o tempo que eu levaria pra compilar tudo e instalar manualmente, eu já recuperaria na suposta falta de desempenho.

Maaasss, o kurumin e o ubuntu tão ai evoluíndo bastante através dos pacotes .deb, e outros formatos que não to lembrando agora. E já trazem opções de facilidades que o windows já oferecia. Acho que foi a única vez que alguém copiou alguma coisa da MS. hehehe
Nâo to defendendo windows ou a MS, tanto porque eu uso windows apenas para jogar e assistir videos. O resto basicamente uso linux, e to feliz porque cada um deles está desempenhando perfeitamente o seu propósito pra mim.

Carlos A C Grahl disse...

É verdade, Rafael. Esqueci do .NET.. Mais um pra lista. :-)

Valeu!

Carlos A C Grahl disse...

Wendel, concordo que o Windows dá um baile em usabilidade. Como disse, a MS pega uma boa idéia de alguém e dá um trato. Faz uma interface bonita, dá uma maquiada, integra com o Windows, etc.. Ela faz isto bem. Só que praticamente não inventa nada..