sábado, 11 de outubro de 2008

Office one note - impressões



Conforme o prometido, vou passar minhas impressões sobre o One Note, produto que faz parte das versões Home & Student e Enterprise do Office 2007.

À primeira vista, instalei este programa e não dei muita bola. Um dia resolvi dar uma atenção para ele e ver o que ele fazia. E não é que ele é muito bacana? Sério... surpreendentemente bacana.

Imagine uma folha de papel em branco, na qual você tem liberdade total para escrever. "Certo, o Word faz isto também, grande coisa!" você pode estar pensando. Mas não é a mesma coisa. Aqui, ao contrário do Word, você não está restrito aos formatos de parágrafos, cabeçalhos, etc.. é uma folha em branco MESMO, com total liberdade para você escrever e/ou desenhar.

"Certo, então eu poderia fazer a mesma coisa com um editor gráfico qualquer, até o Paint dava conta". Não, também não é a mesma coisa (não falei que este programa era criativo?).  Este programa mistura funcionalidades de um editor de textos, um editor gráfico e até mesmo uma planilha simples.

Ele é utilíssimo para anotar as suas idéias e atas de reuniões, anotar listas, fazer operações matemáticas simples, desenhos, guardar imagens, cartões de visitas (scaneados), etc..

Enfim, um faz-tudo. Ele trabalha no formato de blocos de anotações e páginas. Assim você pode facilmente organizar as suas informações por assunto. Os blocos de anotações inclusive podem ser compartilhados, tornando-o uma ferramenta poderosa para trabalho em grupo.

Mais algumas funcionalidades legais:

  • Calculadora: Digite a operação matemática que você quiser e tecle a barra de espaço logo após o sinal de "=", que o OneNote faz a conta automaticamente para você. Por exemplo: 23 + sin(12)=23,20791169081776. E isto pode ser feito no meio de qualquer texto, não precisa ser em alguma célula ou em algum espaço especial. Digite a conta, coloque o sinal de "=" e tecle espaço. Pronto, só isto.
  • Tabelas: Também é tão simples quanto a calculadora: Digite um texto qualquer e pressione "tab", automaticamente o OneNote começa a formatar uma tabela. Se você digitar outro texto e pressionar "tab" de novo, outra coluna é criada, e assim sucessivamente. Pressione "enter" dentro da tabela e o OneNote cria uma linha vazia. Mais simples impossível. Veja a imagem abaixo de uma tabela criada assim:
  • A parte de pesquisa dentro das anotações é um caso à parte. Ele pesquisa por textos até dentro das imagens! Se eu pesquisar por "Java", por exemplo, e tiver alguma foto que tenha um cartaz com a palavra "Java", ele acha! Muito bom.
Tem várias outras funcionalidades, ele faz muita coisa. Estou utilizando-o direto. 

Uma demonstração dele, em Flash, você acha aqui.

4 comentários:

Kelly kelly disse...

Nossa, que software!
Fiquei maravilhada com a possibilidade da transcrição de áudios!!!
Parece muito mais simples do que gerenciar vários softwares para obter o mesmo resultado.

:D

Carlos A C Grahl disse...

É.. É muito legal mesmo. Não esperava tanto. Guardo um monte de coisas nele. Recortes de telas, listas, atas... Muito legal.

Felipe Sueti disse...

cara... tb sou fã do one note. Tb nunca tinha dado muita bola para ele ate ver o que ele é capaz. Mas ele só tem um problema que estou procurando solução e ate agora nd! Eu uso vários pcs (casa, trabalho, universidade, notebook), isso é um problema, já que versões online como o google notebook não chegam nem aos pés do que o one note pode fazer. Pesquisando vi que tem como ter vários escritores para um mesmo documento onenote através de uma rede de trabalho ou sharepoint, mas para isso é preciso criar um "site" no sharepoint, que seria um grupo de trabalho, ou coisas do tipo. RESUMINDO: o negocio é muito complicado. Não existe um meio mais fácil de se fazer isso?

Carlos A C Grahl disse...

Pior que não. Não vi nada ainda sobre o Office 2010, talvez ali tenha alguma coisa neste sentido, já que eles estão focando mais na parte colaborativa também... Mas no Office 2007 só via sharepoint, que não deve ser muito fácil de instalar e configurar, sem contar que é mais um produto pago.