quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tutorial BPMN - Parte 8

Hoje veremos com mais detalhes os eventos de início de um fluxo. Existem várias formas de se iniciar um fluxo. Na imagem anexa vocês podem ver os diversos tipos de eventos:



- None (nenhum): Serve para indicar um início de um sub-processo, ou então quando o início do processo não é definido por nenhum dos outros tipos de evento de início que veremos a seguir.

- Message (mensagem): Indica que o fluxo somente inicia quando uma determinada mensagem é recebida. Por exemplo: "Novo usuário incluído".

- Timer (temporizador): Indica que o fluxo inicia após um determinado tempo ter passado, ou quando chegar uma determinada hora específica.

- Rule (Regra): Indica que o fluxo inicia quando uma determinada condição é atingida. Por exemplo: "100 pedidos incluídos", "Temperatura maior que 35 graus".

- Link (ligação): Basicamente, liga o final de um fluxo ao início de outro. Normalmente é utilizado quando mais de um processo tem o mesmo pai (o pai termina e inicia os dois filhos, por exemplo).

- Multiple (múltiplos): Indica que existem várias maneiras de se iniciar o fluxo, mas basta apenas uma delas para que o fluxo se inicie. Junto ao elemento de início, deve-se colocar a lista de "triggers" que farão o fluxo iniciar. Por exemplo: Message: "Novo usuário incluído", Rule: "Mais que 10 pedidos pendentes".

Continua...

Um comentário:

Leiliane disse...

Muito obrigada por disponibilizar seu conhecimento em BPMN. tem sido de grande ajuda. Parabéns pelo blog e a forma como expõe seu conhecimento.