quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tutorial BPMN - parte 1

Vou começar um pequeno tutorial de BPMN, em pequenas partes, para ficar mais fácil de acompanhar e menos cansativo. Postem seus comentários e dúvidas, ok?

Para começar, vamos definir o que é BPMN: BPMN é a sigla de Business Process Modeling Notation, ou seja, Notação para Modelagem de Processos de Negócio. Ela foi inicialmente desenvolvida pelo Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente é mantida pelo Object Management Group (OMG), desde que as duas organizações se uniram em 2005. A versão corrente é a 1.1 e a 2.0 está em fase de proposta.

O objetivo principal do BPMN é prover uma notação padronizada que seja facilmente inteligível pelos Stakeholders. Existem vários tipos de stakeholders: Os analistas de negócio que criam e refinam os processos, os desenvolvedores que são responsáveis por implementá-los e os administradores que os gerenciam e monitoram.

Consequentemente, o BPMN deve servir como uma linguagem comum para tentar diminuir as falhas de comunicação existentes entre o design do processo e sua implementação.

A notação BPMN é bem simples e lembra muito o diagrama de atividades da UML. Amanhã vou começar a mostrar os elementos da notação e uns exemplos. Até lá!

Nenhum comentário: