domingo, 28 de setembro de 2008

Não te disse?

Não te disse que programar pode ser divertido? Basta conhecer um pouco de Java ME, Java SE, Bluetooth, TCP/IP, ActiveX e Delphi, que em 4 horas de programação dá para fazer umas brincadeiras como esta aqui.

Não dá para ver direito no vídeo (ficou meio fora de foco) mas eu conectei, via bluetooth, o celular no notebook, escrevi "play" no celular e o windows media player começou a tocar, depois escrevi "stop" e o player parou. É o esqueleto de um controle remoto via bluetooth. :-)

A arquitetura dele é esta:


Desta forma, posso controlar o player tanto via celular, quanto via web. Só implementei a parte de baixo, que para mim era a mais desconhecida. A de cima não tem mistério, é um servlet comum.

O player é um pequeno programa em Delphi, que encapsula o Windows Media Player e o controla via ActiveX. Este pequeno programa tem um servidor socket TCP/IP, que fica aguardando comandos externos.

Estes comandos são enviados através da camada "Command Layer" que, no caso do bluetooth, fica aguardando conexões externas, recebe comandos do celular e os envia, via TCP, para o player.

Funciona que é uma beleza. Agora é só deixar isto mais bonito, usando a biblioteca LWUIT (já falei dela em um post anterior). Cool, hum? 

Um comentário:

brunomontenegro disse...

Gostaria de saber como faço o programa do servidor no netbeans, já estou com o plugin instalado no netbeans mas não sei como deve ser feito o projeto para o desktop