sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Navegação cromada

Baixei o Google Chrome no 1o dia do seu lançamento. Não vou entrar na guerra dos Browsers aqui, de novo... Mas uma coisa é certa: o Chrome é muito bom! Não é 100% compatível com todos os sites, às vezes algumas coisas não aparecem nos lugares corretos, ou simplesmente não aparecem.

Mas no geral, funciona bem. Eu o uso direto. Só não o utilizo nos poucos casos em que ele é incompatível, daí recorro ao bom e velho Firefox. Este (e todos os outros) post está sendo escrito no Chrome.

Os grandes diferenciais deles são:
  • Velocidade: Ele é muito, mas muito rápido. Aqui na minha máquina (Core 2 Duo, 1.6 GHz, 2 GB RAM), ele foi 23 vezes mais rápido que o Firefox! Esta melhora é basicamente na execução de Javascript, devido à utilização de um engine feito pela Google, a partir do zero, totalmente em C++.
  • Estabilidade: Cada aba de navegação do navegador abre um processo novo no Windows. Isto garante que um script mal-intencionado (ou mal escrito mesmo) que executa em uma aba não interfira com as demais abas. Se der erro, você fecha a aba na qual ele ocorreu e as demais continuam funcionando normalmente.
  • Simplicidade: É até estranho no começo. Quando você o executa pela 1a vez, parece que está faltando alguma coisa. Normalmente vem a pergunta "Ué? Cadê os botões?". Mas a interface dele é tão bem pensada, que você consegue fazer tudo que você precisa com poucos botões mesmo.
A Google lançou uma história em quadrinhos muito bacana, explicando todos os recursos do Chrome. Você pode ler a história aqui. Em inglês apenas.

A briga pelos navegadores parece que vai esquentar de novo. O Internet Explorer 8 tá chegando, O Firefox continua evoluindo. Melhor para nós, usuários. 

Nenhum comentário: