domingo, 21 de setembro de 2008

Evento Java em Florianópolis

Não sou de Florianópolis (sou de Blumenau, não viu o perfil completo, né?), mas neste último sábado, dia 20/09/2008, participei do evento Mês do Java no Brasil, que promove várias palestras sobre Java (em todas as suas edições - JavaSE, JavaEE e JavaME)  em várias cidades do Brasil, durante todo o mês. 

Muito bom!! As palestras foram ótimas, o local muito apropriado e o pessoal do GUJava - SC muito receptivo. A primeira palestra, de um engenheiro americano da Sun, foi um espetáculo à parte. 

Impressionante como os americanos são bons nisto. Eu sei que eles são treinados para isto, é o emprego deles, blá, blá, blá.. mas mesmo assim impressiona. Acho que a gente não sabe exatamente qual o limite entre ser muito técnico ou ser mais "show". Eles conseguem passar todo o conteúdo, sem serem superficiais, e ao mesmo tempo divertindo a platéia.

E o Java está cada vez mais presente em vários dispositivos, cada vez menores. O Roger (o americano) mostrou uma caneta que possui um dispositivo Java que fala a palavra que você escreveu! É isto mesmo. Reconhece os movimentos, a partir deles monta a palavra que você escreveu e depois a pronuncia. Em inglês e espanhol, só para humilhar :-). 

E, para divertir um pouco, ela tem o "modo piano". A caneta pede para você traçar 8 linhas verticais em uma folha e depois traçar uma linha horizontal em cimas das verticais, conectando-as pelo topo. Caso você não tenha visualizado o desenho (dããã), fica parecido com 7 teclas de piano mesmo, iniciando do e indo até o Si. Depois disto, é só pegar a caneta e "clicar" em cada tecla, que ela toca a nota correspondente. Impressionante. É o Paper Piano.

Também foram apresentadas excelentes palestras sobre o Floggy, framework de persistência para JavaME, totalmente Brazuca e já começando a ter um reconhecimento internacional. E, por falar em reconhecimento internacional, outra palestra foi ministrada pelo Eduardo José Pereira, que trabalhou na IBM Canadá na época que o Eclipse ainda nem existia, ainda era o Visual Age for Java. Ele trabalhou no desenvolvimento da 1a versão do Eclipse e de várias bibliotecas dele. Muito bacana a palestra, contando um pouco como é trabalhar lá fora em uma empresa top de tecnologia.

Enfim, saí de lá satisfeito com o sábado de "estudos" e vendo que ainda tenho muito que aprender em muitos assuntos... JavaME é um deles. Já brinquei um pouco com isto, vou fazer mais uns programas para "desemburrar":-)

2 comentários:

Júlio Gesser disse...

Legal Grahl! Essa caneta deve ser realmente interessante, principalmente por ser Java, só não achei muita utilidade prática pra ela, hehe.

Bom, tb comecei um blog a um tempo atrás, mas morreu no segundo post, que foi no mesmo dia do primeiro. Espero que isso não aconteça contigo.

Abraço e boa sorte!

Carlos A C Grahl disse...

Opa! O legal dela é para quando você precisar falar alguma coisa em inglês e/ou espanhol e não souber a pronúncia de uma palavra, basta escrevê-la... Ou então, para deixar uma platéia de queixo caído, hehehe

Quanto ao blog, já consegui fazer 4 posts!! Neeewwww Record!! :-)

Abraços