segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Modelador BPMN

Ainda não falei nada sobre BPMN (calma, o blog só tá começando), mas vou dar uma dica para adiantar: Qual modelador BPMN usar? Existem várias opções gratuitas e pagas. Entre as pagas, o melhor produto que já vi é o Business Modeler, da IBM. Baseado no Eclipse e com muitos recursos. Realmente muito bom. Se você tiver dinheiro para comprá-lo, vá em frente. :-)

Agora, se você for um mero mortal como eu, existem outras opções: 
  • O editor do Eclipse mesmo. Free, open-source. Simples, básico e faz o que se propõe a fazer. Mas ainda tem alguns bugs e o algoritmo para traçar as linhas entre os elementos é meio burro.
  • Intalio BPMS. Free e open-source. É o editor padrão do Eclipse com algumas melhorias. Nunca cheguei a testá-lo pra valer. Mas, pelo que vi, não muda muito em relação ao original.
  • BizAgi Modeler. Free, mas não open-source. Feito em .NET, tem o look & feel do Office 2007, o que não deixa de ser uma vantagem, visto que seu público-alvo é teoricamente formado por especialistas em negócio, não em TI. Muito fácil de usar, bonito e com muitas funcionalidades. Para mim, é a melhor escolha.
Um bom modelador já ajuda bastante no aprendizado desta nova tecnologia. Aprender uma nova metodologia já é um complicador suficiente, ninguém precisa de uma ferramenta ruim, para complicar ainda mais, certo?

Um comentário:

Thiago disse...

O dia também opção para se modelar bpmn. Ele é uma ferramenta Linux, mas tem para Windows e Mac também.