segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Metendo a mão II - a missão

Há um tempo atrás, falei sobre o netbook Acer Aspire One aqui. O linux padrão dele é uma versão customizada do Fedora 8 (Werewolf), feita pela própria Acer. É bacana, vem com o Open Office 2.x, o Firefox 2, alguns jogos, messenger, etc...

Mas ela é meio pobre visualmente, não tem nada pronto para se fazer um update dos programas, baixar e instalar novos programas (não dá para adicionar nada no desktop e não tem menu Iniciar), etc.. Ou seja: basicamente é o que vem junto e fim de papo. Você só pode adicionar os teus arquivos de dados ali (documentos, fotos, músicas, etc...).

Com um "jeitinho", dá para habilitar um menu, que libera acesso a outras funções e, principalmente, ao terminal! :-) Mas, de qualquer forma, muito enrolado.

Neste final de semana eu baixei e instalei o Ubuntu Netbook Remix 9.04. Fantástico! Parece que troquei de máquina! A interface dele é muito boa, vem completo, com Firefox 3, OpenOffice 3, Pidgin Messenger, Evolution Mail, Jogos, etc..


Você pode conferir o vídeo de demonstração dele aqui.

E além disto, tem tudo o que o irmão mais velho tem: configurações completas da máquina, terminal, gerenciador de pacotes.. Enfim, outro mundo, vida nova para a máquina.

Altamente recomendado!

Nenhum comentário: