domingo, 2 de agosto de 2009

Brincando com eletrônica


Pois é.. como falei ali no meu perfil, gosto muito de eletrônica.. e a junção de eletrônica com programação é muito bacana, dá para fazer umas coisas muito legais. Neste final de semana (chuvoso, por sinal.. mais um susto aqui pra região) acabei mexendo com minha placa arduino.

Resumidamente, a Arduino é uma placa open-source (o projeto do circuito da placa e o boot dela são totalmente free), baseada no PIC Atmega e programada em Java! Isto mesmo: Java! Ela não executa Java, ela executa Assembly nativo do processador, mas quem faz o trabalho sujo de converter Java para Assembly é a IDE.

A placa possui 13 saídas, sendo 5 PWM e 6 entradas analógicas, com conversor A/D, ou digitais.
Além da placa básica, existem vários módulos que podem ser acoplados a ela, como Ethernet (TCP/IP), Bluetooth, GPS, Saída de áudio, sensores de temperatura, luminosidade, etc..

Fantástica. Muito boa. Funciona de primeira. Foi só espetar a placa (que é conectada via USB), configurar os drivers e sair utilizando a IDE. A IDE é baseada na Processing, que eu já havia comentado aqui. Fizeram uma extensão para programação das placas Arduino.

Você escreve o programa, faz o upload pra placa e sai rodando. Uma vez na placa, não precisa mais do PC.

É um brinquedinho legal.

3 comentários:

Unknown disse...

Legal! Dá pra perder um final de semana com isto! Onde a gente consegue uma destas? Faz download? :D

Yara Senger disse...

Olá

Interessante ver como o Arduino está se espalhando. Tem várias pessoas aqui na Globalcode interessadas neste assunto, fazendo projetinhos com Arduino SunSpot etc.

Tem alguns posts sobre Arduino no Glablcoders, , o blog colaborativo da Globalcode mas o último sobre integração do Arduino + Sun Spot + Robo de controle remoto foi muito interessante. Tem um posto do Spock com o audio e video do Casual Class de Robótica e links muito interessantes para o blog dele sobre Arduino. Blog do Spock

O Vinicius Senger vai participar do
OpenTDC Floripa dia 15/08 no Fecomercio, e tenho certeza que vai rolar um bate papo bem legal entre as pessoas que gostam desta área.

Um abraço,
Yara

Carlos A C Grahl disse...

Stephan: Dá para perder um final de semana com isto, sim.. eu perdi! hehehe Mas é muito legal mesmo.

Yara: Muito obrigado pelas referências destes outros blogs. Fui lá ver e tem uns posts bem bacanas. Näo sabia sobre o evento OpenTDC Floripa. Quero ver se consigo ir lá. Provavelmente, sim.

Ah, e obrigado a todos pelas visitas e comentários.

Abraços