quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Metendo a mão: Acer Aspire One


Ontem tive a oportunidade de utilizar um Acer Aspire One. Trata-se de um destes novos netbooks, que começaram a invadir o mercado depois do lançamento do Asus EEE PC.

Sua configuração é a seguinte:

Processador Intel Atom 1.6 GHz
512 MB RAM
8GB Memória Flash
Tela de 8.9", resolução de 1024 x 600
900gr de peso
Webcam
3 portas USB
2 leitores de cartão SD
Wireless
Ethernet
Saída de monitor externo
Bateria de 3 células, com autonomia de 3 horas (segundo o fabricante)
Sistema operacional Linux

Confesso que fui utilizar a máquina totalmente desacreditado. 512MB? "HD" Flash? Humm.. Achei que seria bem lenta, fraca.. Me enganei totalmente. Errei feio.

A máquina é muito boa! Em 20 segs ela já fez o boot todo e está pronta para uso. A imagem é muito nítida. O pacote de aplicativos que vem pré-instalado é básico, mas bem completo para uma utilização "padrão": Firefox 2, um Messenger-clone, leitor de RSS, OpenOffice 2 completo, calculadora, calendário, alguns jogos, visualizador de fotos e um media player.

Tudo funciona perfeitamente. Estes aplicativos + o linux ocupam 3.5GB do disco Flash, restando 4.5 GB para dados. Como músicas e fotos ocupam muito espaço, estes 4.5 GB parecem pouca coisa. Uma solução inteligente adotada pela Acer foi fazer um dos leitores SD como se fosse uma extensão do disco Flash, ou seja: Se colocar mais um cartão SD de 4GB no leitor, é como se o disco Flash passasse a ter 12 GB! Já ajuda... :-) Se precisar de mais espaço, ainda tem o outro leitor SD e mais as portas USB, para ligar HD externo ou pendrive.

O adaptador Wireless é muito bom! O meu note captava o sinal em 48%, enquanto que o Acer One captava com 89%, no mesmo local!

A placa de vídeo é uma Intel 945G Express. Não é top de linha, mas faz bem o seu trabalho.

A primeira impressão do teclado é que ele é pequeno demais.. mas não passa de impressão mesmo. Dá para digitar tranquilamente. O touchpad é meio estranho. Os botões não estão abaixo dele, como todos os outros touchpads. Eles estão dispostos lateralmente. Deve ser por falta de espaço mesmo. É estranho, mas não chega a atrapalhar.

Em suma: Se você usa o micro apenas para navegar na internet, ouvir músicas, armazenar fotos e utilizar uma suíte Office, dá para considerar seriamente mesmo a aquisição de uma máquina destas. Leve, portátil, bateria com boa durabilidade, boa performance...

Gostei mesmo. Fiquei impressionado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Posso garantir que é uma máquina perfeita e quem precisa de mobilidade, realmenta acertou. Tenho outros dois notebooks em casa, mas este se tornou o preferido. Hoje tenho o Kubuntu instalado e utilizo todos os recursos inclusive os gráficos. É só saber aproveitar e curtir.