terça-feira, 18 de agosto de 2009

Paixões

Se você acompanha este blog há um tempo, sabe que comecei a programar para iPhone há alguns meses. Como nunca tinha utilizado um Mac, fui correr atrás de informações, tutoriais, etc… Passei na banca e vi uma revista chamada Mac+. Humm.. iPhone na capa, falando sobre programação para ele, análises de programas, tutoriais for dummies como eu, etc.. vou levar. :-)

Cheguei em casa e fui lê-la. A revista é ótima, mas tem uma coisa ali que me incomodou muito: frases do tipo: “Isto funciona, não é como aquele sistema feito por aquela empresa de Redmond”, ou “O pessoal da MS vem tentando copiar isto faz tempo”, etc, etc..

Pra quê isto? Não bastaria falar o que o Mac OS X tem de bom, sem precisar xingar a MS? Veja bem, não estou defendo a MS, estou criticando o comportamento “apaixonado” de certos meios de comunicação.

O Mac OS é fantástico! A facilidade de uso e ergonomia são realmente impressionantes. Mas o Windows XP é um excelente sistema operacional, sim! Ele tem seus defeitos, mas, no geral, funciona muito bem! Basta ver a quantidade absurda de hardware que ele é compatível, a quantidade de programas disponíveis, trava pouquíssimo, etc…

O Linux também tem suas qualidades. Usei Linux no meu notebook direto, por seis meses e não tive problema algum.. Muito pelo contrário, a máquina ficou ótima. Mas, por motivos profissionais, tive que voltar ao Windows. Acabei instalando o Windows Seven RC. Não tenho do que reclamar dele. Performance praticamente igual ao XP, com um visual do Vista, melhorado. :-)

Eu entendo que cada um deles tem as suas qualidades e seus defeitos. E todos eles podem co-existir, até na mesma máquina, por que não?

O mesmo raciocínio vale para as linguagens de programação. Há muitos anos atrás havia uma briga forte entre Delphi x Visual Basic. Mais recentemente, temos Java x .Net, ou Eclipse x Netbeans, etc... Eu programo em Java direto e acho ótimo. Mas estou lendo e aprendendo .Net e ali também tem muita coisa boa! Coisas que não existem nem perto em Java. “Ah, mas só funciona no Windows! É mais um produto proprietário da empresa-maligna-Microsoft!”, dizem os mais xiitas por Java. E daí que só funciona no Windows? Se eu precisar fazer alguma coisa que só vá ser executada em Windows mesmo e for fácil fazer em .Net, por que não utilizá-la?

Sem contar que nunca se sabe como será o dia de amanhã… Vai que aparece alguma oportunidade boa em .Net? Ou em Objective C (Mac Os e iPhone)? Ou Linux? Ou, ou, ou…?

Enfim, sou contra qualquer “radicalismo profissional”. Acho que existem várias linguagens e Sistemas Operacionais e procuro aprender e utilizar o máximo que consigo.  Acho que um bom profissional deve utilizar a ferramenta certa para resolver o problema da forma mais eficiente possível, sem paixões. Claro que existe o gosto pessoal, suas preferências. Mas sempre devemos manter a mente aberta para não fechar os olhos para o mundo.

Deixe estas paixões avassaladoras para as outras coisas da vida, como seu amor, seus filhos, família, hobby, etc.. Estas coisas sim valem a pena serem vividas apaixonadamente.

4 comentários:

2 disse...

Concordo com vc Grahl. Realmente vai ser difícil alguem bater o Windows a nível de compatibilidade e facilidade de instalar e conectar dispositivos e gadgets, plug and play ou não.

Não quero puxar saco da MS, mas pra mim quem usa outro SO é só pela EMOÇÃO não estar rodando Redmond. Valeu!

Anônimo disse...

Concordo em número, gênero e grahl!

ahha, desculpe mas não podia perder essa!

Bom posto!
Abraço

mcgrott disse...

Esta mais do que na hora de começar a ver as tecnologia em informatica de outras maneiras e não somente ir pelo modismo ou buzzword divulgado por aficcionados.

Kelly kelly disse...

O texto é uma reflexão até para quem não é da área e não entende "lhufas" de programação.

Colocações bem feitas, coerência e sensatez. Tem gente que carrega o radicalismo para todas as áreas da vida, mesmo.

É lamentável, mas as empresas também contratam "portas" e...janelas - como você.

Continue abrindo todas as portas e janelas de sua vida profissional!

Parabéns!