domingo, 2 de agosto de 2009

Cúmulo da preguiça

Bom, tinha que fazer uma coisa para testar a minha Arduino + Ethernet. A primeira coisa que me veio à mente foi fazer uma automação das luzes aqui da minha casa. Tá.. é o cúmulo da preguiça comandar todas as luzes sentadão no sofá, mas que é legal, é!

Mãos à obra, então! Primeiro o trabalho, depois o descanso. Para começar, o protótipo vai comandar apenas 4 leds, ligados nos pinos 2, 3, 4 e 5 da placa. Depois, com todo o software funcionando, é só colocar um acoplador ótico, ligado a um DIAC/TRIAC para controlar as luzes de verdade...

O programa vai atender aos seguintes comandos:
  • Status: Retorna o status das lâmpadas (quais estão acesas e quais estão apagadas)
  • Acender lâmpada
  • Apagar lâmpada
Deve ser acessível via browser (interface web). A comunicação com a placa é toda via TCP/IP. Antes de fazer a parte web, fiz um cliente nativo para windows, em delphi, para fazer e testar a parte de comunicação com a Arduino.


Quando este cliente funcionou ok, fiz uma interface web beeeem simples (visual bonito pra site não é meu forte.. e é só um protótipo, por enquanto):

Esta página é enviada para um servlet, que abre uma conexão TCP/IP com a Arduino e envia os comandos correspondentes aos radio-buttons da página (acende e apaga as luzes conforme o preenchido na página).

E aí está.. Dá para acessar esta página direto pelo iPod Touch, sentadão no sofá. E comandar todas as luzes da casa quando o hardware final estiver pronto, com o controle de potência. Por enquanto, dá para acender ou apagar 4 leds remotamente :-)

Mas toda a parte do software está pronta. Se tiver tempo, faço um vídeo disto funcionando e posto aqui.

5 comentários:

EuroCaline disse...

legal Grahl, onde vc compra a placa arduino e quanto custa? Da para pensar em algumas aplicações bem legais, tanto em casa como no trabalho.:)
um abraço e bom trabalho.

Carlos A C Grahl disse...

Ola!

Eu comprei a minha placa no Mercado Livre. Paguei R$ 85,00 a placa. Completa, com um processador Atmega328 + placa Ethernet, fica por R$ 185,00.

A placa é muito bacana. Ainda nem comecei a mexer nela direito, dá para pensar (e fazer) um monte de coisas bacanas mesmo.

Abraços!

Anônimo disse...

Olá, querido!

O ócio criativo existe! Viva a ciência!

;-)

Abraços

Kelly

Unknown disse...

Oi Carlos, tem como você postar o código do programa em delphi que vocês fez ? Ia ficar muito agradecido, lucas.

Carlos A C Grahl disse...

Olá!

Infelizmente não tenho mais estes fontes. Minha casa pegou enchente naquelas cheias de 2008, e meu micro foi-se.. o HD externo, com o backup, também...