domingo, 21 de fevereiro de 2010

Groovy & Grails - Tutorial

Lá vou eu de novo… depois daquele tutorial de BPMN que postei aqui, resolvi fazer mais um. Estou aprendendo Groovy & Grails e, enquanto for aprendendo, vou repassando para vocês ao mesmo tempo. Então, é bem provável que eu acabe escrevendo algumas besteiras, mas fiquem à vontade para me corrigir sempre que necessário, ok?

A linguagem Groovy é uma linguagem script para a JVM, desenvolvida e patrocinada pela codehaus. “Linguagem script para JVM” quer dizer que ela gera arquivos .class como os arquivos Java geram e estes arquivos são executados diretamente pela JVM padrão da Sun (ou seria Oracle agora?).

O Grails é um framework para desenvolvimento web que segue a mesma filosofia do Ruby on Rails, mas ao invés de utilizar a linguagem Ruby, utiliza Groovy. Como já estou acostumado com o Java, achei o Grails muito mais fácil de ser utilizado, já que não preciso aprender mais uma linguagem, apenas me adaptar ao Groovy.

Recentemente o Grails foi assumido pela SpringSource, responsável pelo framework Spring, entre outros.

O Grails é um framework que utiliza vários componentes que são padrões de mercado, como:

  • Hibernate para acesso às bases de dados;
  • Log4j para tratamento de logs;
  • Spring container para injeção de dependências e gerenciamento dos controllers;
  • Tomcat como servlet container;

Além deste citados, utiliza o Groovy Server Pages (GSP) como visualização padrão (outros podem ser utilizados).

Através da utilização de plugins, ele é muito extensível. Já são mais de 350 plugins existentes para as mais diversas funcionalidades (segurança, ajax, JSF, Workflow, etc..). A lista completa pode ser vista aqui.

Na próxima parte, vou começar com as funcionalidades básicas do Groovy, para depois falar do Grails.

Nenhum comentário: