segunda-feira, 13 de julho de 2009

Why so serious?

Por quê tudo tem que ser tão complicado? Por quê fazer um processo (ou um fluxo) é tão complexo? Em 1o. lugar, parece que o BPEL não foi desenvolvido levando-se em consideração que um ser humano poderia tentar escrever um processo nele... Do BPMN para ele tem um abismo. Se as ferramentas fossem evoluídas o suficiente para gerar um BPEL a partir do BPMN até que seria aceitável, mas nem isto funciona direito.

Existem até discussões antigas em fóruns, sobre as diferenças entre as linguagens (já começando por uma ser estruturada (BPEL) e outra não - só isto já complica um monte a geração de fontes, pois transformar uma não-estruturada em uma estruturada automaticamente não é tarefa nada fácil).

Não é fácil fazer um processo.. tem que conhecer BPMN (a linguagem em si é simples, mas utilizá-la da forma correta é que não é tão fácil quanto parece), BPEL (fazer ele direto, no braço, é coisa para poucos), webservices, xml e, se tiver iteração humana, provavelmente vai ter que conhecer HTML, Javascript e/ou algum framework para desenvolvimento de páginas web... E por aí vai...

Nenhum comentário: