segunda-feira, 20 de abril de 2009

Oracle compra SUN

Bom, você já deve ter lido isto em algum lugar, afinal, foi noticiado em tudo quanto é canto.. Mas, caso você tenha estado por fora das notícias neste pseudo-feriadão, saiba que a Oracle comprou a SUN por 7.4 Bilhões de dólares. A SUN quase foi comprada pela IBM há uns dias, mas a big blue deu pra trás na última hora.

E o que esta aquisição muda no mundo? Eu tenho as minhas opiniões, totalmente baseadas em achismo. Vou voltar aqui daqui há um tempo para ver como fui com as minhas previsões. :-)

  • Java: Acho que não vai mudar nada, ao menos por um bom tempo (coisa de anos). Ela já é uma linguagem aberta, o JCP já é um processo estabelecido e acho que qualquer movimento no sentido de "privatizar" o Java vai ser extremamente negativo para a imagem da Oracle. Acho que ela não vai querer queimar a imagem por causa disto.
  • MySQL: Não sei o que vai acontecer com ele. Talvez saia algum "Oracle Community Edition" da vida, que na verdade é o MySQL renomeado...
  • Solaris: Acho que uma grande parte do interesse da Oracle esteja aqui. Servidor parrudo, sintonizado com o hardware da SUN, se for mexido para ficar bem integrado ao banco de dados da Oracle, podem formar uma bela dupla.
  • Hardware SUN: Também acho que não vai mudar muita coisa. Talvez mude a marca do HW para Oracle mesmo, ao invés de manter a da SUN. Não acredito que a Oracle vai sair matando no hardware. Historicamente, a Oracle é parceira de hardware (vende o seu banco de dados casado com) dos servidores IBM, HP e Dell. Bater de frente com estes três grandes nomes, para tentar forçar o seu hardware, pode acabar dando prejuízo...
  • Glassfish, Netbeans, etc.. Seguem a mesma lógica do Java. Não deve mudar nada. Pelo contrário, talvez este programas da Sun acabem tomando o lugar de alguns produtos da Oracle, como o Netbeans substituir o JDeveloper, por exemplo.
Era isto. Vamos ver como me saí.. E você, alguma opinião a respeito da compra da Oracle?

3 comentários:

Wendel disse...

O meu achismo é bem parecido, mas eu tenho só uma dúvida quanto ao futuro. O Java é muito provável que não mude nada, no máximo para melhor.

Mas não duvido que uma dia saia uma versão paga com uns if oracle lá no meio.

Carlos A C Grahl disse...

É verdade.. também pode acontecer isto.. mas acho que não. Só se eles fecharem os fontes...

Outra coisa que me lembrei agora é das feiras e congressos. A IBM sempre patrocinava os eventos Java, como o JustJava no Brasil, ou a JavaOne, etc.. Será que vai continuar patrocinando? Agora vai ser uma conferência da Oracle, co-patrocinada pela IBM? Vai ficar meio estranho :-)

Unknown disse...

Eu fiquei meio espantado e decepcionado com a Sun... Já não sou fã da Oracle e eles compraram a minha empresa favorita! :)

Mesmo que eles façam com que o Java seja pago, o pessoal vai pegar os fontes que tem e vai tocar ficha no OpenSource... Acho que a Sun já se preparou pra isto quando liberou os fontes.

O NetBeans vai ter um suporte bem melhor para Oracle AS e para o banco de dados... Espero que o desenvolvimento para os demais não seja prejudicado.

Acho que o GlassFish vai ajudar a Oracle a entender J2EE e de repente podem atender a especificação (se eles não tentarem mudar ela, hehe).

O meu maior receio é a Sun mudar o foco e tentar puxar pro lado da Oracle nas ferramentas (algo que hoje ela faz com o NetBeans, Glassfish e MySQL, por exemplo).

Vamos ter que esperar pra ver. Se eles fizerem alguma coisa de errado no mercado, logo teremos uma nova linguagem OO para suprir a falta do Java... :)