segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Executando programas do Windows, no Linux

Um dos "problemas" que eu teria aqui, mudando de Windows para Linux, eram os programas que obrigatoriamente tenho que executar no meu trabalho: O Internet Explorer (por causa do cliente ActiveX do MS-Project) e o Outlook (por causa da parte de agenda/calendário, porque o email daria para ser utilizado em outro client, sem problemas).

A primeira opção seria utilizá-los dentro da VM do VirtualBox. Mas, convenhamos, seria um saco. Coincidentemente, na semana passada, a CodeWeavers estava distribuindo gratuitamente licenças do seu produto: o CrossOver. Eu cadastrei meu email e recebi meu número de série "de grátis"! :-)

O CrossOver é uma versão paga e com mais recursos, do Wine. Para quem não sabe: o Wine é uma implementação nativa pro Linux, da API do Windows. Ou seja: os programas do Window executam diretamente no Linux.

Instalei o Outlook 2003 e o Internet Explorer aqui e eles funcionam normalmente. Parece que estou no Windows.

Não são todos os programas que funcionam corretamente, no site da CodeWeavers tem uma lista de compatibilidade. Mas, a princípio, o Office está ok. Instalei até o Office 2007 e ele funcionou nos testes básicos.

Vale a pena. Cada vez menos programas restam para serem executados dentro da VM do XP. Daqui a pouco não precisarei mais dela.

Nenhum comentário: